top of page

SAP Fiori Test Automation

A SAP se redesenhou. Focou em novas tecnologias e na experiencia do usuário e lançou o Fiori. O ERP agora pode ser acessado através de um browser e cada usuário pode configurar sua experiência, com apps nativos, notificações e funções customizadas.

Seu framework de testes deve acompanhar essa evolução!

A Atomic oferece um framework de automação de testes em web browser robusto e escalável, que atende perfeitamente o escopo de testes para SAP Fiori.

Framework

Com a mudança na plataforma, o objeto dos testes agora se encontra num navegador web (Chrome, Firefox ou Edge, por exemplo). Com isso, as ferramentas utilizadas devem ser compatíveis com tal tecnologia.

Ferramentas

Na ATOMIC, utilizamos Selenium para automatizar os testes.

O Selenium é uma suíte de ferramentas open-source, desenhada para automatizar web browsers em diversas plataformas.

O browser é instanciado no script como um objeto através de um driver nativo (específico para cada navegador) e os objetos na tela identificados através de seus ID’s, selecionáveis no código HTML criado na plataforma em tempo de desenvolvimento.

Isso permite que o script interaja de maneira dinâmica com a plataforma, fazendo viável a interação com os objetos em qualquer posição que tomem na tela.

O FIORI também utiliza o conceito de frames para a construção da hierarquia de objetos HTML, por isso, é importante se atentar a qual frame o objeto a ser capturado faz parte.

Controle e Versionamento

Cada script criado representa um app no Fiori (responsável pela criação de uma ordem de venda, uma fatura ou a verificação de dados contábeis de um documento). Os componentes são organizados a fim de criar um cenário de teste (que representam, então, um fluxo de venda ou um processo específico de movimentação de estoque).

Tal prática permite a reutilização dos componentes, diminuindo exponencialmente o tempo de desenvolvimento de novos cenários (uma vez criada uma biblioteca de componentes, os mesmos podem ser reorganizados a fim de gerar um novo fluxo).

Os scripts são controlados e versionados utilizando o GitHub, uma plataforma de hospedagem de códigos-fonte, amplamente utilizada pela comunidade de desenvolvimento. O acesso aos códigos é restrito aos usuários envolvidos no projeto e a responsabilidade do desenvolvimento dos componentes são distribuídos na equipe.

Data Management

Para administrar os dados (usuários, materiais, volumes e preços e etc), realizar a orquestração e execução dos scenário de teste, a Atomic utiliza uma ferramenta própria: O Proton Framework.

Trata-se de um SaaS (Software as a Service), que possui inúmeras features para melhor gestão dos scripts e dados de teste.

Quer saber mais sobre Automação de Testes? Entre em contato!


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Tags
Nenhum tag.
Curta Nossa Página
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page