Integração Contínua/Entrega Contínua: Explorando Ferramentas e Seu Impacto na Qualidade de Software
De todos os segredos de algumas equipes de desenvolvimento que, com grande regularidade e rapidez, lançam atualizações e implantação de novas funcionalidades ao produto final com alta qualidade. Você já se perguntou como isso é viável? A resposta, assim como em muitos aspectos da vida, é simples: Integração Contínua e Entrega Contínua, ou CI e CD, recebendo apoio de ferramentas que automatizam os processos e criam automatização de qualidade. A principal diferença entre elas é que CI serve para verificar esses mesmos erros e bugs e automaticamente reportar ao desenvolvedor, enquanto a CD procura sempre manter o software pronto para ser implementado a qualquer momento.
Entendendo o CI/CD
A Integração Contínua é uma abordagem que incentiva os desenvolvedores a integrarem as alterações de código em um repositório compartilhado de forma frequente e anexada, muitas vezes e várias vezes ao dia. Cada integração é verificada por meio de builds automatizadas e testes automatizados, permitindo que erros sejam identificados rapidamente logo após alguma subida de código ao repositório.
A Entrega Contínua dá um passo adiante ao automatizar a entrega do código atualizado em ambientes de produção. Junto com a integração, a entrega garante que o software esteja sempre em um estado pronto para lançamento, pronto para ser implantado a qualquer momento nos ambientes especificados pelas configurações da ferramenta a ser utilizada.
Ferramentas Essenciais de CI/CD
O CI/CD é, portanto, eficaz por natureza e forte com base nas ferramentas em uso. A seguir, são apresentadas algumas das ferramentas mais utilizadas e como elas contribuem para a qualidade do software.
Jenkins
O Jenkins é uma ferramenta de automação extensível e de código aberto, gratuita para uso, através de centenas de plugins. Pode ser implementado para suportar integração contínua em qualquer ciclo de vida relacionado ao desenvolvimento. O Jenkins permite criar automações personalizadas para construir pipelines de CI/CD, incorporando builds, testes e implantações automatizadas.
Com isso, o Jenkins automatiza os processos de build e teste, de modo que cada alteração feita no código seja verificada em busca de erros, minimizando assim a possibilidade de bugs ocorrerem em produção.
O Jenkins vem com muitos plugins que podem ser efetivamente integrados ao projeto. Sua distribuição de tarefas entre máquinas é muito simples e resulta no desenvolvimento de builds, testes e implantações em múltiplas plataformas de maneira ágil.
GitLab CI/CD
O GitLab CI/CD é parte integral do GitLab: utiliza completamente uma visão das melhores práticas em gerenciamento de código-fonte, integração e entrega. Permite que você configure uma série de ações automatizadas a serem executadas usando configurações simples para construir, testar e implantar seu software.
Qualidades:
A integração profunda no repositório de código resulta em revisão e colaboração perfeitas, suportadas por pipelines automatizados que são aproveitados para entrega consistente e previsível.
O GitLab tem código aberto, o que possibilita instalar a plataforma em um servidor privado.
O rastreamento de problemas é abrangente e completo, facilitando uma comunicação eficaz.
CircleCI
O CircleCI é popular porque é fácil de configurar e escalável na nuvem. Suporta praticamente qualquer linguagem e ambiente, garantindo que as equipes possam configurar pipelines complexos em pouco tempo.
Qualidades:
Pode ser configurado para executar pipelines muito complexos com eficiência, com cache sofisticado, cache da camada docker, classes de recursos para execução em máquinas mais rápidas e preços de desempenho.
O CircleCI monitora e fornece informações para suas builds, usadas pelo Nomad Cluster para agendamento.
Travis CI
Popular entre projetos de código aberto, o Travis CI é integrado com o GitHub, no qual executa automaticamente os testes a cada push ou pull request.
Qualidades:
A configuração é bastante simples, juntamente com integração suave com plataformas como GitHub e Bitbucket.
Suporta muitas linguagens de programação e também possui uma enorme biblioteca de ambientes pré-configurados que atendem à maioria das necessidades de desenvolvimento.
Benefícios no uso CI/CD (Continuous Integration e Continuous Delivery)
Não há limite quanto aos benefícios de usar CI/CD. Segue os exemplos abaixo:
Detecção precoce de defeitos: A maioria dos bugs são encontrados e corrigidos antes que o usuário os experimente, porque são detectados automaticamente durante o build automatizado do código.
Feedback contínuo: Relatórios são gerados em uma base programada para os builds, permitindo que desenvolvedores e pessoal de infraestrutura recebam feedback imediato e ajam rapidamente no ajuste do software.
Minimizar retrabalho: menos tempo é gasto corrigindo ou reescrevendo programas por conta dos relatórios detalhados que as ferramentas dispõe a equipe.
Aumento da confiança no produto: O desenvolvimento é mais rápido e também constroi relações com o cliente que resultam em um produto de melhor qualidade.
Redução de custos: Servidores de integração podem executar muitas centenas de testes em apenas segundos e, portanto, o custo de execução por teste é significativamente menor.
Ferramentas de Qualidade integradas no ciclo CI/CD
Existem outras ferramentas não relacionadas ao CI/CD, embora o foco seja dado à qualidade do software.
SonarQube: Escaneia o código em busca de vulnerabilidades, possíveis bugs e aspectos de manutenção que possam estar incorretos..
Selenium: Permite a automação de testes da interface do usuário.
JMeter: É usado para testes de desempenho e carga, avaliando como o software responde sob pressão. Isso integrará ainda mais essas ferramentas na pipeline de integração contínua e implantação contínua, proporcionando espaço para descoberta, remediação, elevação de padrões e maiores oportunidades.
Integrar essas ferramentas no pipeline de CI/CD aumenta ainda mais a capacidade de detectar e resolver problemas, elevando os padrões de qualidade.
Conclusão
A combinação de CI/CD, testes automatizados e as ferramentas certas é, por natureza, transformadora para a indústria de software. Não se trata apenas de acelerar a implantação, é também de construir um produto melhor com menos erros, o que leva a maior satisfação do usuário.
Se sua equipe ainda não tomou essas medidas, este pode ser um ótimo momento para fazê-lo. Os benefícios se estendem além do código em si, alcançando a cultura da equipe e tendo um impacto positivo na percepção do seu produto pelo cliente.
Commenti