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O que é RPA e como ele pode ajudar sua empresa?


A Automação Robótica de Processos mais conhecida como RPA (Robotic Process Automation) é uma tecnologia que vem inovando e transformando a maneira como as empresas funcionam.

Ao usar um software, podemos automatizar tarefas repetitivas e monótonas baseadas em processos. Isso é feito por meio de bots, ou seja, robôs virtuais que oferecem uma maneira eficaz e confiável de aumentar a produtividade no seu negócio, reduzir custos e melhorar a precisão operacional das empresas

 





O Que é RPA?

 

RPA é uma tecnologia que permite o desenvolvimento de softwares robóticos que podem simular ações humanas em sistemas digitais para realizar tarefas específicas. Ou seja,  esses bots podem interagir com aplicativos e sistemas, manipular dados, processar transações e responder a consultas, assim como um ser humano faria, mas de maneira muito mais precisa rápida. O RPA é especialmente útil para tarefas recorrentes, de baixo valor agregado,  e que seguem regras de negócio pré-definidas.

 

Como o RPA Funciona?

 

Os bots de RPA são desenvolvidos para realizar tarefas repetitivas em um sistema simulando um humano replicando suas ações. Eles podem ser programados para executar tarefas, como:

- Entrada de dados em um sistema.

- Processamento de faturas.

- Geração de relatórios.

- Respostas a e-mails.

- Transferência de dados entre sistemas.

 

Benefícios do RPA para Sua Empresa

 

 1. Aumento da Eficiência

 Ao automatizar tarefas recorrentes, os bots de RPA podem realizar o trabalho muito mais rápido do que os humanos, liberando tempo para que os funcionários se concentrem em atividades de maior valor, como atividades que exigem pensamento crítico, criativo ou estratégico. Isso aumenta a produtividade geral da empresa uma vez que seus funcionários não mais terão que pausar suas tarefas para executar processos monótonos.

 

 2. Redução de Custos

 A implementação de RPA pode resultar em uma economia significativa, pois além de reduzir a necessidade de mão de obra para tarefas rotineiras e repetitivas, agora os funcionários podem utilizar o tempo que antes era gasto com essas atividades, com tarefas mais complexas. Além disso, os bots podem trabalhar 24/7 aumentando ainda mais a sua eficiência operacional.

 

 3. Melhoria na Precisão

 Como os bots seguem regras predefinidas há grande eficiência e baixo índice de erros. Isso melhora a precisão dos processos e reduz a necessidade de retrabalho. Humanos podem errar em um momento de falta de atenção e stress, enquanto máquinas sempre vão manter a mesma precisão desde que estejam devidamente configuradas.


 

 4. Conformidade e Segurança

 Os bots de RPA operam de acordo com as regras estabelecidas e registram todas as suas ações em logs, o que facilita a auditoria e garante a conformidade com regulamentações. Além disso, eles podem ajudar a proteger dados sensíveis, pois seguem protocolos de segurança rigorosos.

 

5. Escalabilidade

 As soluções de RPA podem ser escaladas facilmente para lidar com aumentos na carga de trabalho. Novos bots podem ser implementados constantemente para atender à demanda crescente, sem a necessidade de contratar e treinar novos funcionários. Agora precisamos do dobro de relatórios? Sem problemas, com poucos cliques podemos ter o dobro de Bots trabalhando!

 

6. Integrações com outros sistemas

 É comum que bots de RPA operem em fluxos integrados, executando tarefas que podem iniciar com um simples gatilho de e-mail, levando o robô a interagir com um sistema web e, posteriormente, concluir em uma transação SAP. Fluxos integrados são frequentes e constantes em processos de RPA.

 





 Exemplos de Aplicação do RPA

 

 1. Setor Financeiro

 No setor financeiro, o RPA pode automatizar processos como conciliação de contas, processamento de faturas e geração de relatórios financeiros. Isso impacta em um aumento da eficiência e reduz o risco de erros em processos críticos.

 

 2. Recursos Humanos

 Em recursos humanos, o RPA pode ser usado para automatizar tarefas como triagem de currículos, integração de novos funcionários e gerenciamento de folhas de pagamento. Assim permitindo que os profissionais de RH concentrem seu tempo em atividades estratégicas, como desenvolvimento de talentos, gestão de desempenho e engajamento dos funcionários.

 

 3. Atendimento ao Cliente

 O RPA pode melhorar o atendimento ao cliente automatizando respostas a consultas comuns, processando pedidos e gerenciando devoluções. Isso resulta em um atendimento mais rápido e eficiente, aumentando a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente.

 

Implementando RPA na Sua Empresa

 

Para implementar o RPA com sucesso, é importante que esses passos sejam seguidos.

 

1. Identificação de Processos: Identifique os principais processos que atendam os requisitos básicos da automação de um RPA. Como tarefas repetitivas e diárias, baseadas em regras de negócio e que consomem muito tempo. Aqui na Atomic, seguimos o conceito de “Pense Grande, mas Comece Pequeno”, ou seja, identifique processos pequenos, que gerem gargalo e que tragam retornos rápidos para o negócio, sempre seguindo padrões de desenvolvimento para garantir a manutenção dos bots desenvolvidos e garantido reutilização de funcionalidades.


2. Escolha de uma Ferramenta de RPA: Existem várias ferramentas de RPA disponíveis no mercado, como UiPath e Automation Anywhere. Analise com calma e atenção para identificar a que melhor atende às necessidades da sua empresa. Certifique-se de ter profissionais que saibam utilizar as ferramentas durante o desenvolvimento. Aqui na Atomic, trabalhamos com uma equipe capacitada em ambas as ferramentas, além de experiência em projetos e melhores práticas para desenvolvimento das automações


3. Planejamento e Piloto: Desenvolva um plano de desenvolvimento, implementação e execute um projeto piloto para testar a eficácia da solução de RPA em seu negócio. Comece com um MVP (A Atomic pode te ajudar com isso de maneira gratuita!) a fim de mostrar resultados aos interessados (área de negócio e demais stakeholders).


4. Escalabilidade: Após o sucesso do piloto, realize um planejamento para escalar os principais fluxos de trabalho para solução de outros processos e departamentos. Pela nossa experiência, as demandas passarão a surgir naturalmente, a partir do interesse de outras áreas pela automação de processos onerosos.


5. Monitoramento e Otimização: Acompanhe o desempenho dos bots de RPA e colabore com outras áreas para identificar fluxos automatizados que utilizam processos semelhantes, permitindo a reutilização de robôs já desenvolvidos. Realize ajustes e manutenções conforme necessário para otimizar os processos.

 

Conclusão

 

A Automação Robótica de Processos é uma tecnologia poderosa que pode transformar a maneira como sua empresa opera. Automatizando tarefas repetitivas e baseadas em regras de negócio, o RPA aumenta a eficiência, reduz custos e melhora a precisão dos processos. Implantando-o adequadamente, o RPA traz benefícios significativos para auxiliar sua empresa a alcançar novos níveis de produtividade e competitividade utilizando um baixo custo operacional com grandes ganhos na performance de processos.


Caso tenha se interessado pela tecnologia, entre em contato conosco! Temos mais de 6 anos de excelência no mercado, aplicando processos de RPA em diversos clientes. Mande um email para contato@atomicsolutions.com e solicite uma aplicação personalizada para a sua empresa! 


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