Piores práticas em automação de testes
Quando o assunto é automação de testes a primeira coisa que ouvimos falar é sobre a praticidade e redução de custos que essa modalidade agrega as empresas, isso é inegável. Porém existe um caminho a ser percorrido, práticas devem ser seguidas e práticas devem ser evitadas. Hoje falaremos um pouco de algumas práticas que devemos evitar para ter uma automação de testes com eficiência e qualidade.
Buscar 100% de automação
Automação é importante e eficiente sim, porém você deve evitar a busca por 100% de automação para os seus cenários de teste. Junto de uma equipe especializada em automação de testes, você deve focar nos cenários mais críticos e que serão repetidos muitas vezes durante o ciclo de vida do seu software. Exemplo, testes que demorariam um longo tempo para serem executados caso o processo seja feito manualmente. Mas quais cenários eu devo considerar críticos?
Não existe uma receita a ser seguida para a escolha desses cenários, porém junto com o líder de cada área funcional o ideal é verificar quais os processos que são mais importantes para o negócio e que caso haja algum erro em produção trarão um grande prejuízo a empresa.
Deixar os testes para o final do projeto
Esta pratica, por incrível que parece, ainda ocorre nos dias de hoje em algumas organizações. Testes fazem parte do ciclo de vida do projeto, e quando os deixamos para o final o resultado que você encontra é: uma automação de baixa qualidade que não contempla todos os processos de um cenário, prioridades mal definidas resultando na automação de cenários que não são considerados críticos e curto prazo para automação, você acabará automatizando e testando menos que o esperado.
A equipe de testes não é especializada
Ao fechar um projeto de automação de testes as empresas esquecem de verificar se a equipe que está sendo contratada é especialista no software que a empresa utiliza. Por exemplo, você utiliza o sistema SAP para seu core business e contrata uma equipe para realizar a automação dos testes, porém essa equipe não conhece o sistema SAP. Por não ter nenhuma experiência com o software, o tempo que será perdido para realizar esta automação não trará o custo benéfico esperado pela empresa. O ideal é ter uma equipe especializada com automação de testes e que já tenha uma boa experiência com o software que a empresa utiliza para realizar a sua gestão.
A Atomic Solutions domina todo o processo de automação de testes, com profissionais capacitados em diversas ferramentas e utilizando metodologias avançadas e frameworks personalizados. Solicite um assessment agora mesmo!