TI Proativa com End User Experience Monitoring do SAP Solution Manager
O End User Experience Monitoring é mais uma daquelas ferramentas fantásticas do SAP Solution Manager que pouca gente usa ou ao menos sabe que existe.
Sua principal função é monitorar Performance e Disponibilidade de aplicações SAP e WEB em tempo real.
Como funciona na prática?
Injetoras (notebooks/laptops, estações de trabalho) são configuradas em diversas localidades da organização. Por exemplo, uma é configurada no Rio de Janeiro, outra em São Paulo, outra no Texas entre outros.
Scripts automatizados são executados com certa periodicidade nestas injetoras. Conectados ao SAP, esses scripts vão medir performance e disponibilidade da aplicação naquelas atividades previamente automatizadas (consulta de fatura, consulta de ordem de vendas, etc).
Essas informações retroalimentam o SAP Solution Manager (EEMON) disponibilizando um dashboard com informações de Performance e Disponibilidade nas diversas localidades da sua empresa. Na dashboard é possível descobrir se um problema de performance é local ou global, e também é possível descobrir se existe um problema de outage em alguma localidade ou até mesmo um outage global.
Essas informações podem gerar alertas automáticos de disponibilidade e performance de acordo com thresholds configuráveis. Uma coisa importante de ser dita é que estes alertas podem ser consumidos via web service por outras ferramentas para abertura automática de tickets/incidentes/problems. Com isso, passa a se tornar possível a TI ser PROATIVA ao invés de REATIVA.
Existem algumas opções de geração de alertas tais como e-mail, incidente no SAP ITSM, incidente em outras ferramentas tal como ServiceNOW e até mesmo mensagens SMS.
Confira os serviços da ATOMIC Solutions de SAP Solution Manager e End User Experience Monitoring e ServiceNow.