Por que automatizar testes SAP?
Imaginem um fluxo de vendas (Order to Cash, O2C, OTC, cada empresa tem sua sigla) standard dentro do SAP, conseguiu imaginar? Não? Então lá vai:
O que eu vejo por experiência própria é que o tempo de execução desse cenário é de:
- Teste manual: 7 a 10 dias com todos turnarounds (troca de bastão).
- Teste automatizado: 2˜5 minutos.
Imagina agora ter que testar 100, 200 ou até mesmo 400 cenários do mesmo tamanho ou maiores só que de forma manual? Requer tempo de funcionários que estão focados no seu business e hoje não mais do que nunca a frase continua sendo válida: tempo é dinheiro.
Para isso, automatizar testes é preciso! Um bom “test set” permite que as empresas executem projetos com um custo muito menor, reduzindo drasticamente o tempo dos ciclos de testes, podendo alavancar oportunidades de inovação, tais como S/4HANA ou migrações para Cloud.
Por exemplo, para migrar para o novo ERP da SAP (S/4HANA), você tem uma série de pré-requisitos como estar no EHP7/EHP8, migração de sistema operacional/banco de dados (OSDB) e entre outros.
Cada pré-requisito pode ser tratado como um projeto, envolvendo vários stakeholders de TI e Business (equipe de Vendas, Produção, Procurement, Contabilidade, Fiscal, Logística e entre outros, todos com foco em testes e validações). E cada projeto deste possui vários ciclos de testes, a fim de resguardar as operações que estão em produção.
Decisão de automatizar: se vai executar o mesmo teste mais de uma vez, vale a pena automatizar? A resposta é SIM!
Converse conosco como você pode obter ganhos com automação de testes utilizando somente o SAP Solution Manager (baixo ou nenhum investimento em ferramenta).